ESTE BLOG TEM POR OBJETIVO MOSTRAR UM POUCO DA HISTORIA, DOS BENEFICIOS, DOS PROBLEMAS, DOS TIPOS DE ATIVIDADES EM QUE O ALTO RENDIMENTO ESTA EVOLVIDO. SENDO QUE VAMOS NOS FOCAR MAIS NO ALTO RENDIMENTO NA NATAÇÃO.

PARTICIPANTES

Dioleno Tavares da Costa; Artur Caribé;

Felipe Oliveira de Lima; Thiago Vieira;

Bruno Borges; Mauricio

Estados emocionais dos atletas de alto rendimento


A competição esportiva exerce uma influência decisiva sobre o comportamento emocional do ser humano.
A tensão emocional oriunda das altas exigências psicofísicas dos estímulos do treino e da competição esportiva leva o indivíduo a apresentar comportamentos contrários à sua condição de atleta.
A prontidão para a máxima performance – ou para se fazer o melhor - deve ser uma das virtudes do atleta de alto rendimento, virtude esta que pode ser extremamente abalada diante de um quadro de estresse psicológico.
O estado psicológico do atleta é fator determinante para o seu máximo rendimento, pois toda ação mecânica relaciona-se diretamente ao estado emocional do indivíduo.
Essa relação entre movimento e estado emocional deve ser considerada para a otimização dos processos do treino desportivo. Assim, o sucesso no desporto dependerá não apenas da preparação dos aspectos físicos (força, velocidade, resistência, flexibilidade, coordenação), mas também dos aspectos mentais (concentração, auto-estima, motivação, ansiedade).
As influências desses aspectos não se dão separadamente, mas simultaneamente, pois consideramos que as reações do organismo não ocorrem exclusivamente de maneira psicológica ou fisiológica, mas em decorrência conjunta dessas duas partes, ou seja, psicofisiologicamente.
No desporto de alto rendimento, a preparação física, técnica e tática dos atletas das diversas modalidades encontram-se num nível de desenvolvimento equivalente. O que faz a diferença entre o vencedor e o perdedor é o estado emocional do atleta ou da equipe diante das situações do confronto competitivo. Portanto, o estado psicológico ótimo é necessário para se poder reverter o treinamento para um desempenho vitorioso.
Medidas pedagógicas devem ser tomadas como forma de prevenção para que o atleta não atinja esse estado patológico que, conforme o grau de desenvolvimento, poderá inclusive afastar definitivamente o mesmo do meio esportivo.
Dentre os pontos básicos dessas ações pedagógicas profiláticas deve-se enfatizar a competição como um aspecto a mais do treinamento desportivo, não como uma ameaça a auto-estima e auto-realização do atleta. A competição deve ser encarada como uma manifestação espontânea e divertida, fazendo com que os atletas compreendam a sua natureza lúdica, tornando-a um evento atraente e de grande satisfação.

0 comentários:

Postar um comentário