ESTE BLOG TEM POR OBJETIVO MOSTRAR UM POUCO DA HISTORIA, DOS BENEFICIOS, DOS PROBLEMAS, DOS TIPOS DE ATIVIDADES EM QUE O ALTO RENDIMENTO ESTA EVOLVIDO. SENDO QUE VAMOS NOS FOCAR MAIS NO ALTO RENDIMENTO NA NATAÇÃO.

PARTICIPANTES

Dioleno Tavares da Costa; Artur Caribé;

Felipe Oliveira de Lima; Thiago Vieira;

Bruno Borges; Mauricio

Um pouco sobre a historia


Na Antigüidade Clássica, os Jogos Olímpicos serviam como elemento de coesão grupal entre as cidades gregas. O corpo era glorificado pelo Estado chegando os atletas olímpicos a ter regalias tais como isenção de impostos, pensões vitalícias, escravos, etc. A divisão entre corpo e alma era bem acentuada e os homens eram valorizados por serem belos, bons, saudáveis e férteis. A perfeição só era conseguida também com a beleza do corpo e por isso a educação integral dos gregos incluía a educação física. A competição era considerada um princípio vital e o rendimento, ambicionado. A rivalidade era parte da essência da vida e o valor de uma competição não residia exclusivamente nos resultados, mas no sentimento que inundava corpos e espíritos durante o instante supremo da competição (RÚBIO, 2001; SIEBERT, 1995; SILVA, 1996).
Nos primeiros séculos da Era Cristã, observou-se um cuidado maior com o corpo e uma atenção maior para a atividade sexual, aproximando o corpo das doenças e do mal em si. As práticas corporais e os exercícios procuravam ampliar o controle sobre si (FOUCAULT, 1985).
Na Europa Feudal, com a dominação da Igreja, a relação do sujeito com seu corpo passou a ser carregada de preconceitos e culpa. O bem da alma era oposto ao corpo e, nesse sentido, preocupar-se com as práticas corporais era afastar-se das coisas da alma. A influência da Igreja cancelou os Jogos Olímpicos, pois toda a cultura corporal era bastante desprestigiada. A crença de um mundo regido por leis divinas afastava dos indivíduos a autonomia necessária para realizarem um cuidado de si, pois tudo ficava a cargo de Deus (SIEBERT, 1995; SILVA, 1996).

0 comentários:

Postar um comentário