ESTE BLOG TEM POR OBJETIVO MOSTRAR UM POUCO DA HISTORIA, DOS BENEFICIOS, DOS PROBLEMAS, DOS TIPOS DE ATIVIDADES EM QUE O ALTO RENDIMENTO ESTA EVOLVIDO. SENDO QUE VAMOS NOS FOCAR MAIS NO ALTO RENDIMENTO NA NATAÇÃO.

PARTICIPANTES

Dioleno Tavares da Costa; Artur Caribé;

Felipe Oliveira de Lima; Thiago Vieira;

Bruno Borges; Mauricio

Papel dos tecnicos de alto rendimento


Uma das funções mais importantes na manutenção do equilíbrio e da dinâmica de um grupo esportivo está no papel de técnico.Um técnico desportivo deve cumprir muitos papéis dentro de uma gama de atividades, a profissão de treinador é altamente estressante o que implica ter, dentre outras coisas, uma força de vontade elevada e habilidade para exercer influência sobre os demais.

A pessoa que exerce a liderança, denominada de líder, necessita ter algumas características de personalidade para que consiga fazer com que os membros do time possam se desempenhar com o máximo esforço na busca destas metas e, além do mais, como afirma IVOILOV “quanto mais alto é o nível de preparação técnico/tática do grupo esportivo, mais atentamente é necessário considerar as peculiaridades da conduta do líder”. São elas: Entusiasmo, um bom líder de equipe esportiva deve ter não só uma forte crença nas suas metas profissionais, mas, principalmente, um desejo muito grande e intenso de alcançar estas metas. Esta qualidade é considerada muito importante uma vez que, técnicos com alto grau de entusiasmo, tendem a influenciar positivamente seus atletas; Integridade, os atletas precisam confiar que seu líder é compromissado com o trabalho que desenvolve, é honesto, fala sempre a verdade e clarifica exatamente o papel de cada um no time, bem como as expectativas com relação a eles; Senso de Propósito e Direção, um bom líder de grupo além do domínio técnico e conhecimento da modalidade em que trabalha, sabe exatamente o que precisa ser feito e tem metas claras e definidas; Disposição, para poder suportar a demanda física e psíquica da função de técnico, necessita ter muita disposição e uma alta capacidade para lidar com as cargas requeridas e, Coragem, para alcançar as metas esportivas, um técnico precisa tomar decisões e selecionar dentre várias possibilidades, as ações mais adequadas para o momento.

Para realizar isto, precisa ter coragem e determinação. No ambiente esportivo, um técnico, como um líder de uma equipe, além da necessidade de ter as qualidades acima, precisa cumprir muitos papéis dentro de uma gama de atividades, ser um administrador do time, amigo dos atletas, um planejador ou arquiteto, um professor, e, muitas vezes até mesmo um psicólogo. Como administrador, o técnico precisa saber administrar várias áreas, os treinamentos, o grupo técnico, o grupo de apoio, a imprensa, o contato com os torcedores e patrocinadores. Como amigo, o técnico tem que estar preocupado com o bem-estar e a felicidade dos seus atletas. Ele deve impedir a apatia e o desinteresse e, ao mesmo tempo, reconhecer que cada atleta tem diferentes motivações, interesses, atitudes e habilidades. O técnico deve ainda ser fonte de inspiração para seus atletas, dando oportunidades iguais para que cada um possa mostrar suas capacidades. Como um estrategista, o técnico precisa entender a estrutura, os sistemas e as estratégias táticas dos times adversários, para poder criar formas de enfrentamento.

Como professor, o técnico tem que ter um conhecimento profundo da modalidade e instruir os jogadores de como executar os movimentos de forma correta, tomando cuidado para que eles não adquiram vícios técnicos. Ao mesmo tempo, ele deve estar preocupado com a eficiência do grupo na busca de resultados esportivos elevados. E, finalmente, como “psicólogo”, o técnico deve garantir e estabelecer meios claros e objetivos de comunicação, ser capaz de receber e transmitir informações de uma forma precisa, deve ser um bom motivador do grupo, tentar desenvolver os sonhos e aspirações de seus atletas e ao mesmo tempo dar autonomia e permitir o crescimento individual dos jogadores. Estas suas atitudes, resultarão em poder dos membros do time como um todo, e não em poder do líder do time.


http://www.novosparadigmas.ucb.br/mestradoef/RBCM/10/10%20-%203/c_10_3_4.pdf

0 comentários:

Postar um comentário